Cuiabá | MT 28/04/2024
Turismo
Sábado, 23 de abril de 2016, 19h17

'Matula crocante de pintado com quibebe de abobora' e mais opções gastronômicas na FIT até domingo


.


O público tem até o domingo (24.04) para visitar a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) e apreciar os pratos servidos no Festival Gastronômico Sabores de Mato Grosso, que conta com pratos gourmets com preços acessíveis.

Entre as delícias servidas estão: risoto de carne seca com croutons de banana da terra; matula crocante de pintada com quibebe de abóbora e pimenta de cheiro; sanduiche de costela com chutney de manga; hot dog da terra com chips de banana; moqueca de pintado com banana da terra e arroz com coco queimado; paçoca de pilão; e hambúrgueres gourmets.

As primeiras noites foram um sucesso de venda e comerciantes e público aprovaram a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 

Ingrid Gonçalves compareceu ao evento e aprovou. “Achei bem interessante, fiquei surpreso com a quantidade de opções na parte gastronômica, com tantas opções boas de comidas típicas fiquei na dúvida sobre o que comer. A feira também está muito organizada, bastante coisa para ver e conhecer. Está muito bonito lá dentro, bem legal”. O evento também foi elogiado pelo casal Agripino e Vanda Bonilha. “Tá tudo perfeito, a feira está maravilhosa, organizada, a melhor feira que nós já vimos e olha que viemos em todas”.

 

“Dos quatro lanches que estamos servindo aqui, três foram desenvolvidos especialmente para a Feira Internacional. O único que já tínhamos no nosso cardápio foi criado para o Vem Pra Arena, em 2015. Os festivais gastronômicos são importantes para desenvolvermos e testarmos coisas novas com ingredientes típicos da culinária mato-grossense”, disse Tania Figueira do Easy Burger.

“A nossa expectativa é que o festival gastronômico vai ser de grande sucesso, começou com um movimento muito bom. Estamos mostrando um pouco de nossos ingredientes, com pratos voltados para nossa cultura. É importante divulgar em um evento de turismo local um pouco da nossa gastronomia, uma oportunidade de se expandir”, opinou Mariana do Buffet Waldemar Untar.
 

.

Atrações Culturais

Até o encerramento da FIT os mato-grossenses e turistas poderão acompanhar diversas atrações culturais, sempre a partir das 17h. A cantora Ana Rafaela, se apresentou na quarta-feira (20.04) e sobe novamente ao palco nesta sexta feira (22) e sábado (23.04). Grupos de Cururu e Siriri, que também marcaram a noite de abertura, voltam a se apresentar na sexta e sábado, para o festival de Cururu e Siriri. Fazendo sua estreia em terras mato-grossenses, o grupo Reminiscência Paraguaya, que levantou o público nas duas primeiras noites com as animadas danças de seu país, se apresenta novamente sexta e sábado. Fechando a noite de quarta-feira, o Flauta Mágica e o violeiro João Ormond fizeram apresentações únicas.

Na quinta-feira (21) a cultura mato-grossense esteve representada pelos grupos Os Mascarados, apresentações indígenas, dança do chorado e do congo e Nico e Lau, que se apresentarão também na sexta-feira. Ainda na quinta o público apreciou o grupo cultural Wazare, o músico Guapo e apresentação do músico Halisson Crystian, que volta aos palcos no sábado. Na sexta-feira e no sábado o público poderá conferir apresentações de Catira e no domingo (24.04), fechando a Feira Internacional, se apresentam Hamilka Rizo, Grupo Chalana e Trio Pescuma, Henrique e Claudinho.

A plateia se emocionou com a primeira noite das atrações e os artistas participantes destacaram a FIT como uma oportunidade de mostrar seu trabalho para vários países. “Para nossa cultura é muito bom, muito proveitoso o governo estar dando este privilegio para gente, de apreciar nossa cultura. Chamei minha filha e esposa para vir dar uma volta na feira e assistir aos shows. Acabamos de assistir o grupo de Siriri”, opinou Ronei de Pinho, que marcou presença.

 

“Estou encantada com a Flauta Mágica, vim com as minhas netas e um delas toca flauta. Todos os grupos foram maravilhosos. Eu que trabalho com turismo acho que essa feira deveria ter duas vezes por ano, é um evento em que você consegue juntar os povos, as nações, trocar informação, trocar cultura”, opinou Lúcia Pinho, proprietária de um hotel no Pantanal.

“Esse evento é muito importante para o Siriri, mostrar os grupos tradicionais e os novos, que vão aparecendo. A cultura cuiabana, da qual o Siriri faz parte, está viva e querendo aparecer cada vez mais. Por meio desse evento internacional do turismo, estamos torcendo para que apareçam outros que mostrem nossa cultura. Onde quer que a gente vá, pessoas de outros estados querem conhecer o que temos aqui, nossa gastronomia, turismo e cultura”, afirmou Cristina Suita, representante do Siriri.

 

“É uma experiência única, a feira e as atrações são impressionantes, não temos muito isso no Paraguai. A gente pertence a um grupo de dança, mas nunca tínhamos participado de uma feira. O convite chegou e foi uma emoção para todos. O sacrifício da distância valeu a pena”, concluíram Dario Caceres e Guadalupe, integrantes do grupo de dança Reminiscência Paraguaya.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114