Cuiabá | MT 27/04/2024
Turismo
Segunda, 30 de maio de 2016, 18h39

Tocha se despede de Alagoas e segue para Pernambuco


A cidade de Murici, em Alagoas, recebeu nesta segunda-feira (30) a tocha olímpica, no último dia da chama em território alagoano. A celebração da passagem da tocha foi marcada por apresentações culturais de artistas locais.

A despedida da chama olímpica do Estado de Alagoas será em União dos Palmares. O município preserva, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a cultura africana trazida ao Brasil no período colonial e manifestada nos quilombos da região.

A Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares, um dos mais importantes do Brasil Colonial, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986 e será o local do evento de celebração da visita da tocha olímpica nesta segunda-feira (30), que será marcado também por apresentações de artistas locais.

O roteiro do 28º dia de revezamento da tocha pelo Brasil inclui também o retorno do símbolo olímpico ao território pernambucano, com início na Praça Tavares Correia, localizada no município de Garanhuns, cuja paisagem tem como destaque o Relógio de Flores. A celebração da visita da chama olímpica será realizada na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no centro da cidade, que preserva uma estátua em homenagem ao sanfoneiro nascido em Garanhuns.

O revezamento da tocha passará ainda pelo município de Lajedo, que desenvolve sua economia a partir do comércio e da agricultura, antes de chegar a Caruaru, que será o destino de pernoite do símbolo olímpico. A riqueza cultural da cidade é preservada no Museu do Cordel Olegário Fernandes, no Museu Luiz Gonzaga e no Espaço Elba Ramalho.

A cultura de Caruaru também é manifestada no belo artesanato em barro, palha, couro e cerâmica, apresentadas na Feira de Caruaru e na Casa Museu Mestre Vitalino. Em relação aos eventos culturais, a festa de São João do município se destaca, recebendo um público médio de 1,5 milhão de pessoas e que gerou, segundo estimativa de prefeitura da cidade, cerca de R$ 246 milhões em 2015. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114