Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Quinta, 08 de setembro de 2016, 21h32

Site colaborativo avalia acessibilidade de atrações turísticas


Para tornar mais verdadeira e direta a divulgação de locais com acessibilidade para todos os tipos de turista, o Ministério do Turismo oferece aos cidadãos uma ferramenta acessível e colaborativa. Trata-se do site Turismo Acessível, que permite aos próprios usuários avaliarem os mais de 530 mil estabelecimentos cadastrados de todo o País.

Esta e outras medidas adotadas pelo Ministério foram expostas pelo ministro interino do Turismo, Alberto Alves, em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (8) no Rio Media Center, no Rio de Janeiro.

Na plataforma, os internautas têm a oportunidade de avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e outras atrações. Por ser um guia que depende da contribuição dos próprios turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completa será a plataforma.

O Guia também traz informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para setor turístico. Além de legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, estão disponíveis para leitura e download.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do País.

Aplicativo

O Guia também conta com uma versão em aplicativo disponível nas em inglês e espanhol, apresentados em maio, também de olho nas necessidades dos turistas que vieram ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A ferramenta facilita o acesso às informações de estabelecimentos turísticos conforme o nível de acessibilidade e está disponível para download nas plataformas iOS, Android ou Windows Phone.

Dicas para prestadores de serviço

Na última quarta-feira (31), o Ministério do Turismo apresentou, na Casa Brasil, o guia Dicas para atender bem turistas com deficiência, publicação dirigida especialmente aos prestadores de serviço do setor. A cartilha voltada para o atendimento de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida ressalta que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

Ao todo foram produzidos 35 mil exemplares do guia, que já está sendo distribuídos a prestadores de serviço turístico de todo Brasil, com maior foco no Rio de Janeiro e cidades do futebol, de forma a auxiliar os profissionais que estão atendendo os turistas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

“A acessibilidade vem sendo tratada como um tema importante para o segmento turístico e o ministério vem realizando suas ações em três frentes de trabalho: acessibilidade nos atrativos e estabelecimentos turísticos; informação para os viajantes com deficiência e melhoria na infraestrutura dos destinos. Ainda temos um importante caminho a trilhar, mas estamos andando na direção correta”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114