Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Terça, 28 de março de 2017, 14h37

Pronatec oferta 10 mil vagas para cursos na área de turismo


O Ministério do Turismo vai oferecer, pela primeira vez, 10 mil vagas de ensino técnico para estudantes de escolas públicas brasileiras. Os cursos, gratuitos, serão ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e vão atender ao mercado de viagens. As inscrições serão abertas em 172 municípios de 18 estados localizados em todas as regiões brasileiras.

“O jovem sairá do ensino médio com condições de concorrer a uma vaga no mercado de turismo. A medida também resolve um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec, modalidade do Pronatec pela qual as vagas são ofertadas, vai disponibilizar cursos de técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar.

Os estudantes devem, preferencialmente, cursar o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

“Daqui a três anos o País terá 10 mil técnicos de nível médio especializados em assuntos do turismo, formados em cursos com carga horária de 800 horas”, afirma a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

As aulas devem começar em agosto de 2017. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

Confira abaixo a oferta por região, estado e município:

Região Centro-Oeste (2.140 vagas)

Região Sul terá (2.410 vagas)

Região Norte terá (1.505 vagas)

Região Sudeste (1.240 vagas)

Região Nordeste terá (2.705 vagas) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114