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Turismo
Quinta, 14 de junho de 2012, 19h03

Mato Grosso participa de Festival de Turismo e Cuiabá é destaque no evento


Considerado um dos eventos de maior representatividade do turismo regional do Brasil, o 7 ° Festival de Turismo das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu - Paraná, de 13 a 15 de junho, é um marco de consolidação dos destinos do País.
Para Mato Grosso que tem como diferencial os três ecossistemas, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, o Festival é uma oportunidade de levar o que o Estado tem de melhor e ainda trocar experiências.

Destaque para a noite dessa quarta-feira (13.06), quando foi entregue o Índice de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - 2011. Das 13 capitais que registraram avanços, Cuiabá se destacou no Atrativo.

Para a secretária de Turismo de Cuiabá, Tânia Aparecida Barteli, que participa do Festival e da reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo dos 65 Destinos (Anseditur), o prêmio é o reconhecimento e a certeza que o caminho seguido está no rumo certo. “Temos muito a avançar, mas é com prêmio como este que sabemos onde estamos acertando e o que precisa ser melhorado. Fiquei muito feliz com o reconhecimento”, define Tânia.

O estudo é desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através da Fundação Getulio Vargas (FGV), e fornece o diagnóstico do setor, possibilitando uma intervenção planejada nos destinos prioritários para as atividades do Turismo Nacional. Os dois municípios de Mato Grosso que são destinos indutores são Cuiabá e Cáceres.
Para a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, a notícia de Cuiabá ter sido premiada é com certeza de suma importância. Ela acrescenta a necessidade do trabalho em conjunto entre município, Estado e iniciativa privada. “Exemplo de Foz do Iguaçu onde há uma gestão compartilhada é o modelo a ser seguido, por isso, funciona. Estamos caminhando neste objetivo”, completa Teté Bezerra.

Sobre o Índice

O Índice de Competitividade é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade identificar pontos fortes e revelar fragilidades dos destinos turísticos. Há quatro anos, pesquisas de campo são realizadas para medir e acompanhar o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e de 38 municípios turísticos. Desta forma, é possível avaliar, ano a ano, a realidade e a evolução destes destinos.

O estudo avalia 13 dimensões, como infraestrutura turística, serviços e equipamentos, atrativos, aspectos sociais e ambientais, dentre outros, e atribui notas de 1 a 100. São entrevistados diversos públicos ligados ao turismo, entre os quais representantes governamentais e da iniciativa privada.  




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