AGU cria núcleo para promover desenvolvimento socioeconômico

- Foto: Acervo/Câmara dos Deputados

publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) instituiu o Núcleo de Direito e Desenvolvimento – Maria da Conceição Tavares, nesta segunda-feira (7/7), com a finalidade de elaborar diagnósticos sobre políticas públicas, promover pesquisas e apresentar propostas que possam subsidiar a atuação do órgão em temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico. Fundamentado no artigo 3º da Constituição Federal, que define o desenvolvimento nacional como objetivo fundamental da República, o Núcleo é um desdobramento do Curso Direito e Desenvolvimento, da Escola da AGU, realizado no primeiro semestre de 2024. Celso Furtado, Ignácio Rangel, Josué de Castro e Maria da Conceição da Tavares, que dá nome à iniciativa, estão as principais referências teóricas. A portaria, que criou o núcleo, foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.

Para o advogado da União João Paulo de Faria Santos, consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a expectativa é de que, ao fomentar estudos sobre a intersecção entre economia e direito, a AGU possa se aprofundar sobre os gargalos do desenvolvimento nacional e refletir sobre como podem ser superados do ponto de vista jurídico, inclusive propondo normas e leis.

Leia Também:  Iphan publica nova norma sobre gestão de acervos arqueológicos

A atuação do Núcleo deve seguir os seguintes eixos prioritários: busca pelo desenvolvimento nacional em suas múltiplas dimensões, incluindo os aspectos agrário, industrial, social e ambientalmente sustentável; formação de advogados públicos e gestores com enfoque no desenvolvimento nacional; segurança jurídica na formulação, no desenho e na implementação de políticas públicas; e enfrentamento das desigualdades sociais, regionais, de raça e de gênero, sob uma perspectiva jurídica e institucional.

Também compete à iniciativa criar um espaço permanente para debates e discussões sobre o papel do direito na construção de políticas públicas; produzir e identificar estudos e pesquisas relativos a iniciativas, projetos e ações que fortaleçam a integração entre os Poderes da República na construção de políticas públicas com segurança jurídica; e que possam constituir paradigmas de âmbito internacional para a promoção do direito e do desenvolvimento socioeconômico.

O Núcleo será composto por integrantes permanentes, designados pelo Advogado-Geral da União. Além dos trabalhos internos, está prevista a interlocução com órgãos, entidades e organizações da sociedade civil cuja atuação esteja ligada aos temas de direito e desenvolvimento, incluindo possíveis parcerias.

Leia Também:  Boletim do MDHC destaca protagonismo do Brasil na 61ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos

Homenagem

Falecida em oito junho de 2024, Maria da Conceição de Almeida Tavares foi uma economista, matemática, escritora e uma das principais referências latino-americanas em teoria econômica e desenvolvimento. Foi professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, entre 1995 e 1999, foi deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Fonte: Advocacia-Geral da União

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade