Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Quarta, 08 de junho de 2022, 22h42

Ferramenta para quebra do babaçu vai melhor trabalho das quebradeiras de coco


.


A Embrapa apresentou no programa Prosa Rural uma ferramenta de quebra do coco babaçu, uma tecnologia que está em fase final de validação pelas quebradeiras de coco e recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. O pesquisador José Mário Frazão, da Embrapa Cocais, explica que a ferramenta reduz a penosidade da atividade extrativista do coco babaçu, realizada geralmente por mulheres, porque é um equipamento de uso individual, mecanizado, acionado manualmente, ergonômico e acessível economicamente.

A ferramenta atende demanda das quebradeiras de coco e é uma tecnologia social, desenvolvida em interação com a comunidade, e deve contribuir para a melhoria das condições de trabalho e renda de milhares de mulheres que vivem do extrativismo do babaçu. “O acesso a essa ferramenta é um compromisso da Embrapa com as quebradeiras de coco”, completou.

Os recursos para o desenvolvimento da ferramenta vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Bem Diverso, fruto da parceria entre Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114