» mais
Alberto Romeu Pereira
7ee78066f179a8b396ec224adda10a79
Terça, 09 de junho de 2015, 14h28

Alerta geral: abandonados, eles vão acatar!

Moradores do entorno da Arena Pantanal, ou do então saudoso Estádio José Fragelli - o Verdão – e do extenso bairro Santa Isabel que se preparem para enfrentar a partir de hoje uma verdadeira guerra. Os algozes virão de todos os lados, famintos e desesperados. Abandonados que foram à própria sorte, terão agora que buscar por outros meios para sobreviverem!

A culpa sempre foi da administração pública, que os deixou ali ao bel prazer saciando seus desejos diuturnamente em um ambiente degradado, inóspito para os olhares humanos, mas para eles um verdadeiro paraíso, com muita fartura, algo do tipo cama, mesa, banho e amparo para toda a prole. Muito melhor que os programas do Governo Federal. E, agora, a mesma administração pública levará a culpa por desampara-los, ao relento, retirando sua mordômica e opulenta vida.

Talvez se espere a intervenção dos heróis Bombeiros, ou dos amigos felinos que, hoje mais domesticados e exigentes em suas refeições, talvez façam vista grossa à presença destes insanos devoradores.

O artigo não é nenhuma obra para um filme de ficção (nem de longe como The Rats - Ratos em Nova York - ) e sim uma preocupante realidade que certamente será vivida com a saída dos quase 800 comerciantes e pelo menos 8 mil trabalhadores da Feira do Verão, que ontem (8) passaram a ser transferidos para o Centro de Abastecimento de Cuiabá, na saída para Cuiabá - depois de quase 20 anos no local. Local escolhido talvez até bem distante, para que seus “moradores” não encontrem o caminho.

E com certeza os agora ‘sem teto’ representarão o incomodo e riscos para todos da região, já que os ratos transmitem quase uma centena de doenças, sendo a mais grave a leptospirose. Se os moradores começarem a avista-los durante o dia é um sinal de infestação – como alertam os biólogos.

Há cerca de dez anos um morador do bairro Araés, área central de Cuiabá, teve o desespero de sentir na pele esta situação. Uma empresa que produzia pizzas e salgados, apenas para entrega, mudou de local, deixando a rataiada toda. Para o vizinho foi a presa mais fácil. Mais de vinte ratos invadiram sua casa. Por diversas vezes recorreu ao Centro de Zoonoses, mas sem ser atendido – já que era próximo aos festejos natalinos. Indignado, separou quatro enormes roedores e levou até a sede do órgão relatando o problema. Para sua angústia, na visita dos fiscais, quase acabou sendo responsabilizado por “contribuir” com o problema. Talvez como foram de terem se achado "agredidos".

Dentre os cuidados que profissionais da saúde recomendam é não deixar a ração dos cães e gatos no chão, assim como outros alimentos e também evitar acesso ao lixo.

O alerta está dado. Agora falta a presença do Poder Público. E não chamem os Bombeiros – apesar que o quartel fica em frente à antiga feira.

Alberto Romeu Pereira é jornalista em Mato Grosso. E-mail romeu@plantaonews.com.br
MAIS COLUNAS DE: Alberto Romeu Pereira

» ver todas

Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114